20 de Julho de 2019

Dica

Pré-Impressão

Imagens: As imagens deverão estar entre 266 a 300 dpi em seu tamanho final, no espaço de cor CMYK. Resoluções menores irão gerar imagens serrilhadas com perda de detalhes. Porém, no casos em que a imagem estiver em resolução menor que 260 dpi, fique ciente de sua inteira responsabilidade quanto a uma possível qualidade inferior de reprodução.

Geralmente a pré-impressão não se responsabiliza pela qualidade de uma imagem entregue digitalizada. Para garantir o melhor resultado envie os originais para serem digitalizados no scanner da gráfica, ou então solicite um tratamento em sua imagem.

Evite usar imagens capturadas na internet, elas estão em baixa resolucão e geralmente com qualidade comprometida devido à compressão JPG.

Cores: As cores podem ser especificadas como cor Spot (PANTONE) ou de Processo (CMYK). Certos procedimentos têm que ser seguidos para se obter um bom resultado. Veja a seguir:

1) Defina as cores que vai utilizar, se serão cores Spot ou de Processo, e certifique de que as cores utilizadas no arquivo estão devidamente configuradas conforme o desejado.

2) Quando desejar que uma cor Spot PANTONE seja impressa como cor de processo, insira manualmente as porcentagens CMYK na configuração da cor, pois diferentes aplicativos geram diferentes porcentagens de cores para um mesmo PANTONE.

3) Nunca especifique uma cor preta utilizando as quatro cores, pois as máquinas impressoras não conseguem lidar com muita cobertura de tinta (mais de 200%).

4) Em áreas chapadas, para obter um preto rico especifique 100% de Preto, 40% de Cyano e 20% de magenta.

5) A cor que você vê em seu monitor ou prova a jato de tinta nunca será igual a cor impressa com cores offset. Para obter um controle sobre o resultado, use uma tabela impressa de cor CMYK ou PANTONE como referência para sua paleta de cores.

6) Remova todas as cores que não foram utilizadas da palheta de cores do documento, para não confundir com as cores que serão utilizadas pelas máquinas impressoras.

7) Quando quiser usar cores PANTONE use como referência uma tabela impressa PANTONE. Caso não possua uma tabela dessas nos consulte para definir a especificação da cor desejada.

8) Atenção aos tons verde escuros (verde musgo), azuis escuros, roxos e violetas. Essas cores costumam apresentar resultados impressos muito diferentes do que você obtém em seu monitor ou jato de tinta. Consulte uma escala de cores impressa.

9) O percentual correto do azul bronze reflexo é cerca de 100% ciano e 80% magenta. Mas a paleta default do CorelDraw apresenta este azul (blue) como 100% ciano e 100% magenta, o que resulta na impressão da cor roxa. Corrija manualmente estes percentuais se você deseja o azul e não o roxo.

Fontes: Fonte com corpo pequeno (menor que 12 pontos) contendo mais de uma cor de preenchimento pode dificultar o registro de impressão (possibilidade da dilatação natural do papel quando molhado pela tinta). O melhor é utilizar apenas uma cor em fontes pequenas.

- Fontes menores do que 4 pontos podem se encher de tinta quando impressas.

- Todas as fontes devem ser anexadas ao arquivo (copiar somente fontes usadas no trabalho) em uma pasta específica de fontes.

- Fontes em Preto (Black) devem ser especificadas como apenas uma cor: Preto (Black), e configuradas para fazer o "overprint" (sobrepor a todas as outras cores).

- Textos feitos no WORD ou EXCEL quando "copiados" e "colados" em programas de layout chegarão em RGB, converta-os para o espaço de cor CMYK. Por exemplo: o texto preto copiado do WORD e colado no CorelDraw, chegará no espaço de cor RGB. Converta-o para 100% preto no espaço de cor CMYK.

- Quando trabalhando com Mac, utilize as fontes estilizadas, em vez de aplicar estilos em fontes básicas. Por exemplo, escolha Bookman Medium Italic em lugar de aplicar o estilo itálico na fonte Bookman Medium. Isso faz com que haja uma melhor tipografia e uma reprodução da fonte mais consistente. Certifique-se de dispor da fonte de impressão pois, se tiver só a fonte de tela, o texto aparecerá correto na tela, mas será impresso incorretamente quando processado.

Provas: Entregue sempre provas de layout atualizadas em relação ao seu arquivo. Provas de layout desatualizadas podem confundir, atrasar o serviço ou aumentar a probabilidade de erros.

Envie um boneco montado manualmente que mostre o resultado final de cortes especiais, livros, revistas, embalagens, etc.

Confira cuidadosamente a prova de contrato da gráfica, anote com clareza quaisquer alterações que você achar necessário.

Estando tudo OK, assine o termo de autorização de impressão que geralmente está anexado na Prova de Contrato.

Havendo alterações de pequeno porte na prova de contrato, pergunte se poderão ser aprovados através do envio dos arquivos corrigidos via e-mail ou FTP, pois pode-se ganhar tempo nestes casos.

Site desenvolvido dentro dos padrões WEB - Tableless
Copyright 2013 / 2019 - Heliart Gráfica Ltda.
Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024 X 768 ou superior.